Lavanda: o óleo essencial que não pode faltar em nossas casas

O óleo essencial coringa: Lavanda

O mais indicado para ansiedade.

Os óleos essenciais são produtos extremamente concentrados.

Por esse motivo, não se deve usar diretamente sobre a pele, pois há grande riscos de alergias ou até mesmo queimaduras. Ele devem ser usados diluídos em óleos vegetais ou em bases de cremes neutras ou utilizados no difusor pessoal ou de ambiente.

O óleo de Lavanda é uma exceção: pode ser usado direto sobre a pele e é considerado um óleo coringa, pois tem inúmeras propriedades.

É calmante, relaxante, antidepressivo natural, ameniza a insônia, pois promove um sono tranquilo e sereno. É antisséptico e antibacteriano: inibe as bactérias que se desenvolvem na pele. Por esse motivo é um dos mais usados para acne.

Algumas indicações de como usar o óleo de Lavanda:

  • No difusor de ambiente, com um pouco de água, pingar 1 gota para cada metro quadrado do ambiente.
  • No difusor pessoal, 1 ou 2 gotas diariamente.
  • Para um sono tranquilo: pingar 1 gota no travesseiro ou deixar na cabeceira da cama um tecido embebido com algumas gotas de óleo. Ou massageie a sola dos pés com 2 gotinhas em cada pé.
  • Para picadas de inseto: pode ser usado puro ou diluído em algumas gotinhas de óleo vegetal (de amêndoas, de uva, de gergelim, etc).
  • Para um banho relaxante na banheira: pingar de 10 a 15 gotas na água quente da banheira e aproveite!
  • Para massagens relaxantes e anti-estresse: usar diluído em óleo vegetal. Indicado também para artrite reumatoide (massagear o local onde há dor).
  • Inalação úmida para renites e sinusites: numa tigela com água quente, pingue 5 gotas de óleo de Lavanda. Cubra a cabeça com uma toalha seca e inale o vapor da tigela por até 10 minutos.
  • Para acne: pode ser usado diluído em gel neutro ou base neutra de creme. Aplicar na região da acne, inclusive para evitar cicatrizes.

Não perca tempo, marque uma consulta de aromaterapia e comece a fazer uso dos óleos essenciais!

Comentários